2018-12-17
Mais um passo no combate da mortalidade materna no Brasil
Em 2019, ampliamos o programa de treinamento para mais categorias profissionais, reforçando nosso compromisso de colaborar para a diminuição e o combate da mortalidade materna no país.
No mundo ocorrem anualmente cerca de trezentas mil mortes maternas evitáveis, 99% em países pobres e em desenvolvimento. Nas últimas décadas houve redução de 45% na razão de morte materna mundial, mas esta queda ainda não tranquiliza, pois há muitos países que não desenvolveram estratégias sustentáveis para reduzir a morte materna e infantil, ou seja, ainda ocorrem muitas mortes evitáveis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem metas claras para o ano de 2030, com o objetivo de reduzir a razão de morte materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.
Através do treinamento e capacitação de profissionais de saúde no atendimento das urgências e emergências obstétricas, o ALSO Brasil tem colaborado na redução da mortalidade materna, e por consequência na redução da mortalidade neonatal.
Do ano 2000 ao 2015, o Brasil apresentou uma taxa anual de redução de 2,7%, com maior concentração entre 2005 a 2015, com redução anual de 4,3% (fonte Organização Mundial de Saúde).
Em 2016, o Brasil apresentou aumento da razão de morte materna, elevando de 62 em 2015 para 64,4 mortes por 100.000
nascidos vivos, com predomínio das taxas nas regiões norte e nordeste.
Curso BLSO – Suporte Básico de Vida em Obstetrícia
Frente ao cenário de desaceleração da queda da mortalidade materna no Brasil, o ALSO Brasil implementa em 2019 o programa BLSO, Suporte Básico de Vida em Obstetrícia, com a finalidade de capacitar outras categorias profissionais e complementar as ações existentes com o programa ALSO, Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia.