NOSSOS TALENTOS

- DIRETORIA -

Marcos Roberto Ymayo - MD, PhD - DIRETOR TÉCNICO

Marcos Roberto Ymayo – MD, PhD: Diretor Técnico

Marcos Ymayo, médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia, PTGI e DST, Qualidade e Segurança do Paciente, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Com atuação administrativa, científica, clínica e acadêmica, foi co-financiado pela Casa de Maria e Diretor Técnico do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista em São Paulo. Como consultor do Ministério da Saúde, colaborou no processo de Humanização do Parto e Nascimento no Brasil. Foi chefe do Serviço de Saúde da Mulher do Hospital Santa Marcelina, professora e co-fundadora do Curso de Medicina da FASM.

Marcos Ymayo é fundador do ALSO Brasil, além de professor e responsável pelo conteúdo científico. Lidera como atividades do programa no Brasil, participando ativamente das decisões e negociações administrativas. Responsável pelo conteúdo programático, elaboração e implementação de programas, disseminação e implementação de boas práticas. Atua ativamente na redução da morte materna e neonatal. Também apoiou o desenvolvimento e a implementação do Programa em Portugal, Angola e Benin, dando suporte a programas na América Latina e África.

Mitsue Kuroki: Obstetriz DIRETORA EXECUTIVA

Mitsue Kuroki – Obstetriz: Diretora Executiva

Mitsue Kuroki, obstetra formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em Administração e Gerenciamento, foi responsável pela maternidade do hospital Israelita Albert Einstein e co-fundadora da Casa de Maria em São Paulo, qualificada como Enfermeira Diretora e colaboradora no processo de Humanização do Parto e Nascimento no Brasil.

Mitsue é fundadora do ALSO Brasil, além de professora e responsável pelas decisões administrativas e financeiras. Participe ativamente nas tomadas de decisões, negociações com fornecedores, clientes e patrocinadores nacionais e internacionais, além de colaborar com o conteúdo programático e científico do programa. Por sua dedicação e ações, o TAMBÉM ® Brasil está presente em todo o território brasileiro, também apoiando o desenvolvimento e implementação de programas em Portugal, Angola e Benin. Dando apoio aos fornecedores de saúde na América Latina e África.

- CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO -

Anice Maria Vieira de Camargo Martins: - MD, PhD

Anice Maria Vieira de Camargo Martins – MD, PhD: Professora e conselheira técnica-científica

Anice Martins, médica, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia, Mestrado e Doutorado pela UNESP, graduada pela Faculdade de Medicina Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Apresenta interesse especial em doenças hipertensivas, prematuridade, urgências e emergências obstétricas, sepse, hemorragias da segunda metade da gestação e pós-parto. Anice Martins atua como professora e diretora de cursos TAMBÉM ® Brasil em todo o território nacional, é uma das responsáveis ​​pelo programa de diagnóstico e tratamento de sepse, apoia o desenvolvimento e a implementação de programas em Portugal e Angola, contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade materna e neonatal na América Latina e África.

Tem habilidade e conhecimento em assistência básica, assistência em caso de alto risco e área de diagnóstico por imagem. Também atua como professora e preceptora do Hospital Santa Marcelina e FASM.

Francisco Lázaro Pereira de Sousa - MD, PhD

Francisco Lázaro Pereira de Sousa – MD, PhD:  Professor e conselheiro técnico-científico

Francisco Lázaro Pereira de Sousa, médico, especialista em Obstetrícia e Ginecologia, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, com estadia de pesquisa na Universidade Friedrich-Schiller, Alemanha. Ocupar o cargo de supervisor médico de serviços de obstetrícia, com experiência na implantação de centros de partos normais hospitalares.

Lázaro Pereira participa ativamente no processo de redução e combate à morte materna no Brasil com foco no atendimento pré-natal, síndromes hipertensivas na gravidez, saúde reprodutiva, implementação de melhores pesquisas científicas com interesse especial em imunologia da reprodução, invasão trofoblástica, estudo do leito placentário, hemorragia pós-parto, trabalho de parto prematuro, humanização do parto e nascimento e sepse. Lázaro Pereira é responsável por dirigir cursos para provedores de saúde e para treinar novos instrutores, fazer parte do Conselho Técnico e Científico do ALSO Brasil. Apoio ao desenvolvimento e implementação de programas em Portugal e Angola. Também atua como consultor em saúde materno-fetal, professor do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Maria Aparecida dos Santos Traverzin – MD, PhD

Maria Aparecida dos Santos Traverzin – MD, PhD: Professora e conselheira técnica-científica

Maria Aparecida Traverzin, médica, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia, formada pela Universidade de Taubaté, Mestre em Gestão de Sistemas de Saúde, ocupada ou carga de direção da Maternidade do Conjunto Hospitalar de Mandaqui e gerente da Unidade de Medicina Perinatal e Ginecologia, sendo responsável pelo núcleo de Biofotônica.

Maria Aparecida Traverzim contribui para a disseminação e implementação das melhores pesquisas científicas com especial interesse em hemorragia pós-parto, trabalho de parto prematuro, humanização do parto e nascimento, sepse, qualidade da assistência e segurança do paciente. Atua ativamente para a redução da morte materna e neonatal na Amazônia Legal e no Brasil, dirigindo cursos para provedores de saúde e para treinamento de novos instrutores, é um dos responsáveis ​​pelo programa de diagnóstico e tratamento da sepse.

Apoio ao desenvolvimento e implementação de programas em Portugal e Angola. Também atua como professor da Universidade Nove de Julho, núcleo da Disciplina de Tocoginecologia e vice-presidente da Comissão de Prova, componente do Núcleo Docente Estruturante.

Milber Fernandes Guedes Jr: MD, MBA

Milber Fernandes Guedes Jr – MD, MBA:  Professor e conselheiro técnico-científico

Milber Guedes é médico, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia, Administrador, formado pela Faculdade Nacional de Medicina e Mestre em Administração Executiva pela Fundação Getúlio Vargas.

Como grande entusiasta das evidências científicas e boas práticas, Milber Guedes apresenta altíssimo nível de habilidades e conhecimentos em emergências e urgências obstétricas, humanização do parto e nascimento, qualidade e segurança do paciente. Por sua ação motivadora, tem dirigido cursos para provedores e instrutores na Amazônia Legal e em todo o território brasileiro, reduzindo a morbidade e mortalidade materna e neonatal no Brasil. Foi o responsável pelo design e implementação do programa de Aspiração Manual Intraútero do ALSO Brasil. Apoia o desenvolvimento e implementação do programa em Angola.

Milber Guedes também atua como chefe de Serviço da Unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, professor da Faculdade de Medicina de Vassouras e membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CRM-RJ.

Rodrigo Cerqueira de Souza – MD

Rodrigo Cerqueira de Souza – MD: Professor e conselheiro técnico-científico

Rodrigo Cerqueira é médico, com especialização em Obstetrícia e Ginecologia, PTGI, Uroginecologia e Administração, Mestre em Ginecologia pela UNIFESP.

Rodrigo Cerqueira apresenta vasta experiência em urgências e emergências obstétricas, ensino e aprendizado do adulto, qualidade da assistência e segurança do paciente. Tem contribuído profundamente com a humanização do parto e nascimento, erradicação da morte materna e neonatal no Brasil, sendo mentor, idealizador e diretor de cursos ALSO para profissionais de saúde, apoiando o programa em Angola e Benin. Rodrigo Cerqueira idealizou e implementou o programa de tratamento da laceração perineal grave. Atua em educação e pesquisa, tendo participado de inúmeros estudos multicêntricos.

Advoga a utilização e implementação de evidências científicas e adoção de boas práticas, contribuindo para a melhora da assistência, formando profissionais mais habilidosos e evitando intervenções desnecessárias.

Também atua como coordenador da Saúde da Mulher e preceptor do Hospital Santa Marcelina, professor da FASM e preceptor do Conjunto Hospitalar do Mandaqui em São Paulo.

- CONSULTORES -

Ana Paula S MonteiroAna Paula S. Monteiro – MDConsultora Científica

Médica formada pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, especializada em Obstetrícia e Ginecologia, Mastologia e Ultrassom. É professora do ALSO Brasil, dirigindo e participando de cursos em todo território nacional. Ana Paula tem especial interesse em saúde materna e ensino, com ênfase em pré-natal e gestação de alto risco. Coordena o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, onde também atua como preceptora da residência médica.

Maria Lúcia M. Escórcio Ymayo – MA, MPH

Maria Lúcia M. Escórcio Ymayo – MA, MPHInternational Manager

Socióloga formada pela Universidade de Lisboa, Portugal. É mestre em Sociologia e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins, com pós graduação em Saúde Global. Maria Lúcia é consultora internacional para assuntos de desenvolvimento de negócios, tradução, monitoria, avaliação e pesquisa, com interesse em saúde materna, saúde reprodutiva, saúde da criança, condição feminina, políticas de saúde, qualidade, segurança e economia em saúde. Maria Lúcia é consultora do ALSO Brasil para traduções, negociações, implementação e monitoramento de programas incluindo mortalidade materna, saúde reprodutiva, qualidade e segurança do paciente. Há mais de 16 anos atua em África e América Central, ajudando no combate à mortalidade materna e infantil, HIV, malária, violência doméstica, abuso e prevenção de infecções. Atualmente também atua como consultora em políticas de Saúde para o Estado de Maryland, EUA.

Marcelo Guimaraes RodrigoMarcelo Guimarães Rodrigues – MD

Médico, ginecologista e obstetra, com pós graduação em gestação de alto risco pela Faculdade de Medicina da USP. Marcelo atua no ALSO®Brasil como professor e diretor de cursos, colaborando na redução da mortalidade materna e neonatal. Também é Chefe do Serviço de Obstetrícia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, preceptor da Universidade Positivo e Coordenador da Obstetrícia do Hospital do Trabalhador em Curitiba.

Claudia Margaret SmithClaudia Margaret Smith – MD: Professora e Consultora Técnica, Coordenadora ALSO Bahia

Cláudia Margaret Smith é médica obstetra e ginecologista, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com Mestrado em Tecnologias de Saúde. Cláudia é médica concursada da UFBA com especial interesse nas áreas de Ensino e Pesquisa em saúde materna e fetal, atuando no setor de emergência da Maternidade Climério de Oliveira em Salvador. Cláudia Smith contribui para a disseminação e implementação das melhores evidências científicas e boas práticas, atuando ativamente para a redução da morte materna e neonatal no Brasil.

Cláudia Smith é Professora e Diretora de cursos, coordena o Núcleo Bahia do ALSO, sendo responsável pela formação de novos instrutores em emergências obstétricas, qualidade e segurança. Cláudia tem forte vínculo com a sociedade local de ginecologia e obstetrícia, se dedicando exaustivamente para promover a saúde reprodutiva e perinatal.

- PROFESSORES -

Edson Gomes TristaoEdson Gomes Tristão – MD, PhD

Médico, ginecologista e obstetra, Professor Titular de Obstetrícia da Universidade do Paraná (UFPR) e Professor de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia e Membro do Conselho Curador da UFPR. Tristão atua no ALSO há mais de 20 anos, em todo o território brasileiro, ajudando no combate à mortalidade materna e neonatal, com especial interesse em hemorragia pós-parto, distocia de ombro, prematuridade, prevenção da distocia, parto assistido, doenças hipertensivas e crise no nascimento. Leia mais sobre o testemunho do Prof. Tristão:

Há mais de 20 anos no ALSO – Participei da primeira turma (Curitiba) após São Paulo. Ajudei na tradução da apostila, que era em Inglês, para o português. Viajei por todas as regiões do Brasil. Percebi a diversidade da cultura e pude avaliar o nível profissional dos médicos brasileiros. Cada ALSO foi uma nova descoberta regional, de pessoas, e experiências do ensino prático da obstetrícia brasileira. As viagens também nos aproximaram, aumentando o grupo de amigos. Aeroportos, carros, hotéis. Momentos ímpares que jamais esqueceremos. Principais aulas: Hemorragia pós-parto, distocia de ombro, prematuridade, prevenção da distocia de parto, parto assistido, doenças hipertensivas, filme: problemas no parto. Momentos que ficarão eternamente gravados em minha consciência.

Leryane Marques de Araújo BlaszkowskiLeryane Marques de Araújo Blaszkowski – MD

Médica, ginecologista e obstetra, formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Leryane atua no ALSO desde 2014, se dedicando ao estudo das emergências obstétricas, hemorragias do final da gestação, parto vaginal assistido e gestação de alto risco. Como médica militar, serviu o Exército Brasileiro de 1996 até 2003. Atualmente se dedica ao pré-natal de alto risco no Hospital da Mulher da Faculdade de Medicina do ABC. Leia o testemunho da Profa. Leryane:

Meu nome é Leryane Marques de Araújo Blaszkowski.

Sou formada pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC em 1993, fiz residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no SUS- Hospital Ipiranga até 1996; servi o Exército Brasileiro de 1996 até 2003. TEGO em 2002 E pós-graduação em Envelhecimento Saudável de 2014 a 2016. Minha primeira experiência com o ALSO foi em 2002 e comecei como instrutora em 2014. Dou instrução de Fórceps e Vácuo-extrator, também falo sobre Hemorragias do Terceiro trimestre. Adoro trabalhar com esta equipe. Realmente parece uma família. Sempre atualizando os conhecimentos e trocando experiências. Atualmente trabalho nas prefeituras de Diadema e Santo André. Trabalho fazendo Pré-natal de Alto Risco no Hospital da Mulher, contratada pela Fundação do ABC.

Tenho consultório particular Espaço da Mulher em São Bernardo do Campo desde 2000 até hoje.

Maria Aparecida ChieaMaria Aparecida Chiea – MD

Médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC, ginecologista e obstetra, atua no ALSO Brasil desde 2014 contribuindo no combate à morte materna. Maria Aparecida se dedica ao estudo e ensino da prevenção da distocia, hemorragia do final da gestação, trabalho de parto prematuro, distocia de ombro e parto vaginal assistido. Atualmente é assistente da Clínica Obstétrica no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, com interesse em ensino, assistência e pesquisa.

Marina Beduschi SantosMarina Beduschi Santos – MD

Médica, ginecologista e obstetra, formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Marina dedica-se ao estudo da distocia do trabalho de parto, hemorragia do final da gestação, distocia de ombro, parto vaginal assistido e hemorragia pós-parto. Tem especial interesse em sexologia e violência sexual. É Professora do ALSO Brasil desde 2011, ajudando na diminuição da morbidade e mortalidade materna no Brasil. Marina atua como preceptora e plantonista do Hospital Evangélico de Curitiba, Hospital e Maternidade Alto Maracanã em Colombo e responsável técnica pela CliniBella, Paraná.

Melania AmorimMelania Amorim – MD, PhD

Médica, ginecologista e obstetra, mestre em Saúde Materno Infantil pelo IMIP e Doutora em Tocoginecologia pela UNICAMP, possui pós-doutorado em Tocoginecologia pela UNICAMP e em Saúde Reprodutiva pela OMS. Com vasta experiência no manejo e ensino de emergências obstétricas, Melania tem interesse em hipertensão, síndromes hemorrágicas, distocia de ombro e reanimação materna, contribuindo exaustivamente para a redução da morbidade e mortalidade materna no Brasil e no mundo. Atua como Professora e Pesquisadora na UFCG e no IMIP, com participação ativa no Ministério da Saúde do Brasil e na OMS. Melania tem mais de 270 artigos publicados, sendo professora do ALSO Brasil desde 2001.

Pablo de Queiroz SantosPablo de Queiroz Santos – MD

Médico, ginecologista e obstetra, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pablo atua no ALSO®Brasil desde 2010, colaborando com a redução da mortalidade materna no Brasil e em Angola, com especial interesse em saúde reprodutiva e cirurgia ginecológica. Atuou como Professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFSC, e ocupa o cargo de Diretor Técnico do Espaço Binah em Florianópolis, Santa Catarina.

Rodrigo Dias NunesRodrigo Dias Nunes – MD

Médico ginecologista e obstetra, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Rodrigo tem se dedicado a reduzir as taxas de mortalidade e morbidade materno-infantil com especial interesse em assistência ao parto instrumentado, parto pélvico, distocia de ombro e hemorragias obstétricas. Atualmente é coordenador do internato médico de Ginecologia e Obstetrícia e vice coordenador do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), chefe do departamento materno-infantil do Hospital Regional de São José (HRSJ), membro da diretoria da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina (SOGISC), membro da Comissão Especializada Profissional de Urgências Obstétricas da FEBRASGO e reconhecido em grau de licenciatura em Medicina pela Universidade do Porto, Portugal.

Sueli LefortSueli Lefort – MD, PhD

Médica, pediatra e neonatologista, formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo. Sueli atua colaborando com a redução da mortalidade infantil, com especial interesse em reanimação e cuidados neonatais. Atualmente é Professora da FASM e Supervisora Médica da Unidade Neonatal do Hospital Santa Marcelina.