Menu fechado

O curso Blso

O Curso Blso - Suporte Básico de Vida em Obstetrícia

Blso - Suporte Básico de Vida em ObstetríciaO Brasil é um país que ainda apresenta alta incidência de mortes evitáveis de mulheres grávidas, sem contar as inúmeras complicações e situações de emergência  que acontecem relacionadas com a gravidez e o parto. Podemos prevenir a maior parte das mortes e garantir que todos os profissionais, independente da categoria, tenham os conhecimentos básicos para prestar socorro à gestante enquanto espera pelo atendimento especializado. A qualquer momento e em qualquer lugar podemos enfrentar situações de emergência que podem ter um resultado melhor, desde que sejam inicialmente abordadas da maneira correta.

Pensando nisso elaboramos o BLSO – Suporte Básico de Vida em Obstetrícia, uma capacitação que contribui para diminuir o risco e as complicações relacionadas à gestação, melhora o desempenho prático e o gerenciamento do trabalho de parto e do parto, através da padronização dos procedimentos e desenvolvimento de habilidades práticas daqueles que primeiro atendem e socorrem.

Conquiste o Status de Socorrista BLSO

Obtenha o conhecimento e a segurança necessários para responder com efetividade a intercorrência obstétrica normal (trabalho de parto) e emergência obstétrica (por exemplo, hemorragia).

O Status de Socorrista BLSO é conferido para os profissionais que forem aprovados no Curso BLSO – Suporte Básico de Vida em Obstetrícia. O profissional aprovado receberá o Certificado Internacional BLSO mantido pela AAFP (American Academy of Family Physicians), cartão de registro e identificação de Socorrista BLSO, declaração de participação no curso de 8 horas, bem como colaborará com a Instituição que participa do programa de certificação da Chancela ALSO Brasil. O Certificado tem validade de 3 anos.
Duração: 1 dias – período integral
Horários: 7h30 às 18h00
Valor: R$ 900,00 (Novecentos reais)

Conteúdo:

Trabalho de Parto Normal:

– Conhecimentos sobre o trabalho de parto normal

– Orientação audiovisual

– Desenvolvimento de habilidades em modelos/manequins

Avaliação do pré-natal:

– Conhecimentos sobre pré-natal

– Desenvolvimento de habilidades: história e antecedentes, exame materno, ausculta fetal com uso de estetoscópio ou sonar

Salvando uma vida: hemorragia pós-parto (HPP) e reanimação materna:

– Conhecimentos teóricos

– Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para abordar HPP pré-hospitalar

– Desenvolvimento de habilidades práticas para a reanimação em modelos/manequins

Apresentações anômalas:

– Conhecimentos teóricos

– Utilizando manequins, práticas voltadas para o reconhecimento das apresentações anômalas mais comuns e que conduta adotar no atendimento pré-hospitalar

Distocia de Ombro:

– Conhecimentos teóricos

– Utilizando manequins, desenvolvimento de habilidades adaptadas

Emergências Hipertensivas na Gestação:

– Conhecimentos teóricos

– Discussão e simulação de desempenho do time de trabalho

Trabalho de Parto Prematuro (TPP) e Rotura Prematura de Membranas (RPM):

– Conhecimentos teóricos

– Discussão e simulação de desempenho do time de trabalho

Distocia:

– Conhecimentos teóricos

– Discussão e simulação de desempenho do time de trabalho

Opção de outros temas:

– Reanimação neonatal (para grupos específicos), Doenças infecciosas (Malária, Zica, Dengue e Febre Amarela)

– Conhecimentos teóricos

– Discussão e simulação de desempenho do time de trabalho

Objetivo:

O BLSO acontece durante um dia inteiro. Foi desenhado e adaptado a partir do ALSO – Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia, e propõe:

  •  ensinar as melhores e mais atuais evidências científicas e boas práticas;
  • desenvolver habilidades práticas no modelo hands-on workshops com a utilização de metodologia inovadora exclusiva;
  •  análise de casos clínicos que têm importante papel na promoção e melhor desempenho do “Time de Trabalho”.

O atendimento pré-hospitalar, a necessidade de reanimação pré-hospitalar, a comunicação em trânsito (em ambulâncias, aeronaves comerciais) melhora muito quando profissionais pré-hospitalares e equipes hospitalares compartilham a mesma estrutura conceitual.

Todos os cursos são ministrados por instrutores aprovados e certificados pelo ALSO BRASIL, e incluem materiais e recursos para o exercício contínuo do aprendizado.

A quem se destina:

O curso BSLO é voltado para os profissionais não especializados em obstetrícia, foi projetado para preparar o profissional para dar o apoio inicial em situações de trabalho de parto, do parto e de emergências relacionadas à gravidez e ao parto, ou seja, os profissionais e times de trabalho nas emergências e para todos os prestadores de cuidados em maternidades, hospitais, clínicas e laboratórios. Também é recomendado para todos os profissionais que lidam com o público, integrando parte do conhecimento necessário para garantir a segurança dos usuários e a qualidade dos serviços prestados. O BLSO deve ser adotado como formação e capacitação em:

  • Instituições de saúde desde atendimento pré-hospitalar, serviços de apoio, SAMU, transporte de pacientes, cuidadores, clínicas, laboratórios de análises clínicas e diagnósticos, hospitais, maternidades e ambulatórios.
  •  Estudantes de medicina e enfermagem, cursos técnicos voltados para a saúde, polícia civil, polícia militar, corpo de bombeiros, forças armadas, seguranças.
  •  Empresas que prestam serviços ou empregam gestantes tais como tripulações de transporte terrestre, naval ou aéreo, ambulatórios de lojas e shopping centers, seguranças, escolas, universidades e centros educacionais.
  • Empresas de médio e grande porte de todas as áreas de atuação, incluindo indústrias, aeroportos, equipes de recepção e eventos.