Menu fechado

ALSO Brasil

Nossa história

A importância da nossa Missão: Ensinar para salvar vidas, diminuir a morte materna e infantil.Equipe Also

No mundo ocorrem anualmente trezentos e cinquenta mil mortes de mulheres relacionadas com a gestação, mortes consideradas evitáveis. Além dessas, há um número muito maior de situações em que a vida das mulheres é colocada em risco. Por consequência, o número de mortes e complicações neonatais aumenta muito.

Há mais de duas décadas o Brasil apresentava alta razão de mortalidade materna. Ocorriam mais de noventa mortes maternas por cem mil nascidos vivos, valor considerado muito alto quando comparado aos países com alto grau de desenvolvimento humano.

A necessidade de padronizar condutas e procedimentos

As mortes aconteciam em decorrência de complicações relacionadas ao parto, ao pré-natal e ao pós-parto. Para obter melhores resultados havia a necessidade de padronizar as condutas e os procedimentos realizados em situações de emergência e de urgência, melhorar a qualidade da assistência e otimizar o desempenho dos profissionais de saúde e dos times de trabalho nos atendimentos pré-hospitalares e hospitalares.

A medicina baseada em evidências científicas e as boas práticas atenderam à demanda existente na saúde materna e neonatal na busca por melhores resultados.

Como implementar as melhores evidências e as boas práticas?

Com a finalidade de implementar as melhores evidências científicas disponíveis, em 1999, um grupo de profissionais de saúde (médicos obstetras, médicos de família, enfermeiras e obstetrizes) fundou o ALSO Brasil com a missão de colaborar na diminuição e no combate da mortalidade materna no Brasil.

Em 2.000 o ALSO Brasil iniciou as atividades oferecendo o Curso ALSO – Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia em parceria com a American Academy of Family Physicians. O Curso ALSO oferece um programa educacional, referência mundial de melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna, para aprimorar os resultados do gerenciamento do risco obstétrico, das urgências e emergências obstétricas.

O curso foi realizado pela primeira vez em São Paulo, onde o ALSO Brasil encontra-se sediado, com apoio da American Academy of Family Physicians, da FEBRASGO, da ABENFO, do Ministério da Saúde do Brasil e de um grupo de Hospitais e Maternidades da cidade de São Paulo.

Desde então, o ALSO Brasil atua com o compromisso de transmitir o conhecimento de forma sistematizada, seguindo uma metodologia ativa exclusiva, que desenvolve a capacidade prática e de raciocínio do profissional. As condutas e o desenvolvimento de habilidades são padronizados para que os profissionais obtenham o melhor desempenho.

O conteúdo programático é muito inovador, pois todas as intervenções propostas são classificadas através do grau de evidência científica, além de oferecer treinamento em simulações práticas das emergências e urgências obstétricas. Os treinamentos ocorrem em cenários montados com o uso de manequins, possibilitando aos participantes aprender e simular a implementação da informação.

Desde o ano 2000, o ALSO Brasil capacitou mais de 12.000 profissionais de saúde, entre médicos residentes, médicos obstetras e de outras especialidades, obstetrizes e enfermeiros. Conta com a colaboração de professores altamente especializados e atualizados, que motivam e facilitam o aprendizado dos participantes.

Acreditamos que aprender, compartilhar informações, criar condições de aplicação do conhecimento e garantir a sustentabilidade da intervenção são estratégias para melhorar a saúde das populações com equidade, igualdade, justiça e integridade.

Atualmente oferecemos os programas:

  • ALSO – Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia. Confira a programação, data de cursos e valores.
  • BLSO – Suporte Básico de Vida em Obstetrícia. Confira a programação, data de cursos e valores.

MISSÃO

Ensinar para salvar vidas

VISÃO

Aumentar o número de profissionais capacitados anualmente no atendimento básico e avançado das urgências e emergências obstétricas, no gerenciamento do risco obstétrico, na qualidade e na segurança da assistência à saúde materna.

Melhorar a qualidade da assistência nos hospitais e organizações do Brasil, para que conquistem a chancela ALSO BRASIL GOLD.

Até o ano de 2030 colaborar na redução da morte materna no Brasil e no mundo, através da implementação das melhores e mais atuais evidências e das boas práticas em saúde materna e infantil, planejamento familiar e saúde reprodutiva, nutrição e controle de doenças infectocontagiosas, congregando parceiros e patrocinadores a apoiarem os esforços na capacitação de profissionais em regiões que enfrentam pobreza, carência de recursos e situações de crise humanitária.

VALORES

  • Ensinamos as melhores e mais atuais evidências científicas.
  • Ensinamos e divulgamos as boas práticas, a qualidade e a segurança dos pacientes e dos profissionais.
  • Seguimos a ética e ensinamos a humanização da assistência em saúde.
  • Defendemos a equidade e igualdade de direitos para as mulheres, idosos, jovens e crianças.
  • Não desperdiçamos recursos naturais, não poluímos e respeitamos o meio ambiente e todos os seres vivos.
  • Respeitamos a cultura dos indivíduos e das organizações.
  • Mantemos a padronização do ensino e não alteramos o conteúdo das recomendações atuais.
Verified by MonsterInsights